quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Celebridades também sofrem bullying!

Victoria Beckham 
Em entrevista à revista Women’s Wear Daily, Victoria disse que sofreu bullying “fisicamente e mentalmente” durante a época de escola. “Isso me deixou mais forte. A única razão para que eu fale sobre isso hoje é que sempre fui uma lutadora. Sempre tive que lutar muito, muito duro mesmo em tudo que fiz. Essa é minha ética de trabalho”, diz a ex-Spice Girl e hoje esposa do jogador David Beckham



Chris Martin 
O vocalista da banda Coldplay tem uma história curiosa sobre bullying. Ele era atormentado por um valentão do colégio porque preferia tocar violão e piano em vez de praticar esportes. Certo dia, Chris Martin estava andando com sua esposa, a atriz Gwyneth Paltrow, e encontrou o tal do bullie. “Ele sempre me dizia que eu não seria nada na vida”, Chris comenta.




Justin Timberlake
O cantor e ator sofreu bullying na escola porque seus braços “eram muito longos.” Ele, que dublou um geek no Shrek 3 e está no filme “A Rede Social”, sobre a criação do Facebook, disse ao jornal USA Today que, quando adolescente, “era atormentado o tempo todo. Tinha uma acne terrível e um cabelo estranho.



Taylor Swift 
A nossa diva country  também sofreu bullying! Em entrevista à revista Women’s Health, Taylor disse que era considerada uma garota “estranha” no colégio. “Eu ia me sentar com elas no intervalo, e elas levantavam e iam para outra mesa.” Em vez de sair com os amigos nos finais de semana, Swift participava de concursos de karaokê e cantava em cafés.
Ela descarregou essa angústia escrevendo músicas. “Eu escrevo quando estou frustrada, com raiva, ou confusa. Descobri que havia uma maneira de filtrar esses sentimentos em algo positivo.” Ainda bem!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Justin Bieber já sofreu bullying :(


Justin Bieber disse que o bullying é “muito sério” e que afeta a todos diariamente. Sabe qual conselho que ele deu? “Existem muitos bullies por aí. E acho que você deveria, principalmente se você souber de alguém que está passando por isso, com certeza deveria fazer algo para ajudar, porque você pode ser o próximo. Todo mundo vive situações de bullying. Todo mundo, inclusive eu”, disse o cantor.
Ele falou que encara com humor as perseguições em sua página no YouTube: “Até na minha página do YouTube tem uns comentários loucos, tipo… Eu ainda não sou um homem adulto, tenho 16 anos, ainda não tenho pelos no peito. Não fico chateado com isso, ainda vai nascer. Mas as pessoas falam “olha pra ele, muda a voz antes de cantar”. A única coisa que você pode fazer é rir, sabe? É engraçado”. Falou Bieber!

Bullying Virtual...

A minha melhor amiga é uma fofa na escola, mas é super má na internet. Fez um fake e até comunidades, fala mal das pessoas da sala e até manda fazer os trabalhos sujos dela. o que eu faço? denuncio?
(M. S. 14anos - Minas Gerais)


A Internet é quase uma “terra de ninguém”, em que é possível você ser exatamente o oposto do que é no mundo real. Sim, dá pra ser a boazinha da sala e a malvada do Twitter. Além disso, o ambiente virtual te dá a falsa sensação de impunidade, como se todo o trabalho sujo fosse impossível de ultrapassar as barreiras do virtual para o real.
É possível denunciar
Só que sua amiga deve sofrer é de falta de informação. Caso ela não saiba, é possível rastrear o IP (identificação digital), se a pessoa que sofre o cyberbullying queira descobrir quem está fazendo isso com ela. Sem contar que, se sua amiga está manipulando os outros para colaborar com o bullying, basta uma pequena investigação por parte de quem sofre os ataques para que descubra a autoria. Outra coisa para você comentar com ela: em breve, haverá uma lei federal sobre o bullying, fechando o cerco para quem agride os colegas.
Alerte-a sobre isso, mostrando que, sim, é possível que se descubra o que ela tem feito, mesmo sem ninguém denunciando. A Internet parece um ambiente de liberação, mas não existe trabalho sujo sem autoria. Diga pra ela que, mais cedo ou mais tarde, descobrirão quem fez a comunidade no Orkut zoando a garota da sua sala e que a máscara vai cair.
Outra coisa que você deve fazer é nunca, jamais, repassar um conteúdo feito por ela, ou seja, fazer o trabalho sujo que você comentou. Isso te faz uma co-autora do bullying!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Selena Gomez sofre bullying =(

 Selena Gomez, protagonista do seriado “Os Feiticeiros de Waverly Place”,que a gente gosta de assistir, disse que sofreu bullying nos tempos de colégio, quando seus colegam a atormentavam por ela querer ser atriz.
Em entrevista para o New York Post, Selena disse que sofreu bastante na escola: “um monte de gente tirava sarro de mim, porque eu  quereria estar na indústria [do mundo artístico]”, diz ela, hoje com 18 anos. Mas Selena enfatizou que não sofreu nenhuma violência tão séria.
Estudar em casa “ajudou por um tempo, mas aí eu entrei para o ramo artístico, e meio que voltou tudo de novo”, disse. Hoje “eu sou criticada por adultos, que dizem coisas terríveis sobre mim na internet, coisas que me afetam e tento não ler”, diz ela, mencionando as fofocas sobre sua vida amorosa e supostas rixas entre colegas de trabalho.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tipos de agressão

Existe diferença entre o bullying praticado por meninos e por meninas?
De certa forma existe sim , as ações dos meninos são mais agressivas, portanto, mais fáceis de identificar. Eles chutam, gritam, empurram, batem. Já com as meninas o problema se apresenta de forma mais discreta. As manifestações entre elas podem ser fofocas, boatos, olhares, sussurros, exclusão. "As garotas raramente dizem por que fazem isso. Quem sofre não sabe o motivo e se sente culpada" !

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que é bullying?

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Tipos de bullying
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
§  Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
§  Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
§  Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
§  Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
§  Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
§  Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
§  Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
§  Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
§  Isolamento social da vítima.
§  Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
§  Chantagem.
§  Expressões ameaçadoras.
§  Grafitagem depreciativa.
§  Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
§  Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas